• Ativa Gestão

5 CONSELHOS DE MARIO SERGIO CORTELLA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA LIDERANÇA EFICIENTE

Acredito que você já tenha ouvido falar do Cortella. Caso ainda não, vou te contar brevemente quem é ele: Mario Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor em educação e professor titular há mais de 30 anos na PUC-SP.


Ele também já escreveu vários livros e o que mais gosto é: Porque Fazemos o que Fazemos? Neste livro ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como 'Paciência na turbulência, sabedoria na travessia', é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.


Em 2016 ele deu uma palestra em um evento de Gestão Internacional abordando as competências essenciais na arte de liderar. Naquele ano o nosso país passava por uma crise econômica e em função disso, era necessário que os líderes tivessem habilidades para potencializar as competências de sua equipe. Ele disse:


“Oportunidade significa saber aproveitar os ventos favoráveis e encontrar novas saídas. Significa unir as forças de quem está disposto a usá-las. A sorte segue a coragem daqueles que enfrentam seus medos e sabem aproveitar todos os momentos”.


Naquele ocasião ele citou as 5 características para o desenvolvimento de uma liderança eficiente:


1. manter a mente aberta a aprender novas coisas;

2. elevar as equipes lideradas para fazer com que todos os colaboradores andem juntos em prol de um mesmo objetivo;

3. inovar a obra, isto é, evitar as certezas, buscar pela inovação e atualização constante, recusando o enferrujamento das práticas;

4. recrear o espírito, assumindo os compromissos da liderança com alegria, comemorando as grandes conquistas e trazendo o prazer para o espaço de atividades.

5. empreender o futuro, fazendo presente as possíveis oportunidades e direcionando-se à capacidade de agir e solucionar, nutrindo a esperança do verbo esperançar e não esperar acontecer.

Hoje estamos em 2020 e vejo que estas 5 características estão perfeitamente condizendo com o cenário que estamos vivendo.


Em momentos de crise algumas pessoas ficam paradas, paralisadas pelo medo, pela incerteza do futuro.


Já outras pessoas se reinventam, recriam seus negócios, estudam, desenvolvem novas habilidades, pivotam suas carreiras.


Há muitas similaridades entre o cenário de 2016 e este de 2020.


Não importa o motivo da crise, a reação das pessoas sempre vai estar relacionada com seu modelo mental.


E então para os Líderes, a grande mensagem aqui é que independente do cenário, é preciso ação, é não pensar apenas o óbvio, é ter coragem e medo com válvulas para agir.

A Liderança em momentos difíceis é um grande desafio. Mas quando o Líder tem a consciência de que a Liderança passa por vitórias e tempos difíceis, terá a consciência de que terá que estar em constante evolução para se preparar para cenários como este que estamos vivendo.


E assim, estará mais preparado para ajudar sua empresa e sua equipe a enfrentarem cada momento.


Líder forte e inspirador terá uma equipe forte e inspirada!


Se você quiser acompanhar nossos conteúdos sobre liderança, siga meu perfil no Instagram: @rizzottos

13 visualizações
CONTATO

Matriz SC

Rua Koesa, n˚ 298 - Sala 1003

Kobrasol - São José - SC CEP 88.102-310

Veja no mapa

​​

Tel: +55 48 3203 4550

Whatsapp: +55 48 98825 9359

 

ativa@ativagestao.com.br

Filial SP

Rua Américo Brasiliense, 2171

Conjunto 1106 Edifício Master Tower

São Paulo - SP - CEP 04.715-005

Veja no mapa

​​

Tel: +55 11 2597-1589

ativa@ativagestao.com.br

Nome *

Email *

Telefone *

Mensagem *