• Ativa Gestão

5 DICAS PARA VOCÊ ORGANIZAR AS FINANÇAS DE SUA EMPRESA EM 2020

O ano está quase acabando e neste período muitas empresas já fizeram suas análises e projeções para 2020. Sejam elas financeiras, metas, gestão de equipe ou até mesmo de inovação do negócio.


Mas cá entre nós, sabemos que muitos empreendedores preocupados com o dia-a-dia não conseguem fazer estas projeções de uma forma tão organizada ou muitas vezes nem fazem. Os micro e pequenos empreendedores estão correndo atrás de fechar o ano, de tentar bater as metas.


Eles passam ano após ano buscando crescimento em seu negócio sem tirar aquele tempinho para olhar para trás, ver o que deu certo e o que não deu, projetar as receitas e despesas para o próximo ano, criar metas para que a empresa tenha um objetivo a ser alcançado, buscar soluções mais inovadoras para gerenciar sua empresa e fazer seu negócio crescer de forma sustentável.


Você se identifica com esta situação? Pois bem, você não está sozinho. Conhecemos muitos empreendedores assim.


Mas a boa notícia é que você pode virar este jogo ainda este ano. Logo abaixo vamos te dar algumas dicas simples e factíveis que você pode aplicar no seu negócio para analisar o que aconteceu em 2019 e projetar o que você quer para seu negócio em 2020:


1. Analise todas as despesas que você teve ao longo de 2019: procure separá-las em categorias de forma que você possa identificar quais delas são essenciais ao seu negócio, quais podem ser reduzidas ou eliminadas e quais delas você talvez precise aumentar para expandir seu negócio.

Caso você ainda não tenha o hábito de registrar todas as despesas de sua empresa, este deve ser o seu desafio para 2020, utilizar um software ou até mesmo uma planilha para registrar 100% das despesas e assim poder analisa-las mensalmente.


2. Analise suas receitas e pense em diferentes maneiras de oferecer seus produtos e serviços ao mercado, utilizando por exemplo a internet ou ainda pense em como você pode comprar ou produzir seus produtos e serviços de uma forma mais barata mas sem é claro perder a qualidade. Você pode ainda pensar em formas de oferecer seus produtos e serviços para seus clientes atuais pois algumas vezes um cliente compra determinado tipo de produto e nem sabe ao certo todos os produtos que você vende.


E aqui vale a dica sobre registrar todas as receitas de sua empresa assim como as despesas. O registro é fundamental para que você tenha condições de fazer as análises necessárias.


3. Invista em conhecimento, seu e da sua equipe: as coisas estão mudando muito rápido e acompanhar o que há de novo no mercado, tanto sob o ponto de vista técnico do seu negócio, quando de gestão é fundamental. Tente separar uma parte do lucro da sua empresa para fazer este investimento. Se você tem uma equipe, contribua para o crescimento deles também, afinal, quando mais bem capacitada estiver sua equipe, maiores as chances de que eles ajudem seu negócio crescer.


4. Utilize ferramentas para gerenciar seu negócio: em relação à questão financeira é fundamental que você tenha pelo menos o básico, ou seja, um fluxo de caixa. Se você ainda não pode investir em um software, utilize uma planilha. Mas não deixe de registrar e acompanhar os números de sua empresa diariamente. É através deste acompanhamento que você poderá tomar as melhores decisões.


5. Estabeleça processos para as atividades principais de sua empresa: assim nem você nem sua equipe deixarão de executar de forma eficiente todas as rotinas da empresa. Você pode começar elaborando uma manual de instruções com as principais atividades, prazos e padrão de execução. Esta é uma forma bastante eficiente para que todos na empresa tenham conhecimento do que precisa ser feito, de quando fazer e de como fazer.


Talvez você possa achar complexo colocar isso tudo em prática, mas garanto que não é. Você pode começar fazendo uma coisa de cada vez, implementando um item a cada mês do ano. Com isso ainda no primeiro semestre de 2020 você terá implantado todas estas melhorias na sua empresa e terá condições de analisar seu negócio de forma eficiente.


Lembre-se que para que seu negócio possa crescer, você precisa adotar novas estratégias. Fazendo o que você vem fazendo até aqui não irá levar você e seu negócio para outro nível.


Utilize todo o potencial que a internet oferece tanto para vender quanto para aprender. Tem muito conteúdo gratuito bacana disponível e a única coisa que você precisa investir é tempo.


Comece 2020 de uma maneira diferente e você se surpreenderá com os resultados!

24 visualizações
CONTATO

Matriz SC

Rua Koesa, n˚ 298 - Sala 1003

Kobrasol - São José - SC CEP 88.102-310

Veja no mapa

​​

Tel: +55 48 3203 4550

Whatsapp: +55 48 98825 9359

 

ativa@ativagestao.com.br

Filial SP

Rua Américo Brasiliense, 2171

Conjunto 1106 Edifício Master Tower

São Paulo - SP - CEP 04.715-005

Veja no mapa

​​

Tel: +55 11 2597-1589

ativa@ativagestao.com.br

Nome *

Email *

Telefone *

Mensagem *