• Ativa Gestão

7 ações para melhorar sua liderança

Liderar um time nunca foi encarado como uma tarefa fácil, sabemos que há muitos desafios. Mas em função da pandemia estes desafios foram potencializados. Líderes sem experiência em gerir equipes à distância e pessoas sem experiência em trabalhar em home office.


Diante de muitas incertezas, foi preciso fazer adequações no formato de trabalho da noite para o dia, sem poder planejar. É quase que como trocar o pneu com o carro andando.

Em algumas empresas, o Líder ainda está muito próximo da execução do trabalho e tem dificuldade em utilizar ferramentas de gestão e acompanhamento do trabalho, métricas e indicadores.

Para ajudar a melhorar sua liderança, citamos a seguir algumas sugestões que você pode organizar e colocar em prática, independentemente do tamanho de sua empresa e de sua equipe:


Tenha clareza sobre o que precisa ser feito: o primeiro ponto é saber exatamente o que precisa ser feito para atingir os objetivos desejados e a partir disso delegar as tarefas para seu time. Muitos Líderes não planejam ou não tem clareza sobre o que e como as coisas precisam ser feitas, não possuem processos estruturados e alinhados. Isso dificulta muito a gestão do time, pois sem saber para onde a empresa quer ir ou ainda, o que o Líder espera delas, é comum que todos se sintam perdidos e desmotivados. A equipe precisa de direção clara.


Forme a equipe correta: um grande Líder tem um grande time. E por grande vamos entender a equipe com perfil alinhado com a empresa e com seu propósito, independente de quantas pessoas formam este time. É necessário conhecer o perfil e a cultura da empresa e assim poder montar a equipe com as habilidades alinhadas, delegar as tarefas de acordo com este perfil e fazer a gestão e acompanhamento sobre as entregas desejadas. E sempre que necessário corrigir a rota.


Torne-se um gestor cada vez mais eficiente: conhecer a si a seus liderados é uma excelente forma de delegar melhor. Equilibrar o trabalho para você e para sua equipe contribui para aliviar o estresse natural e garante os melhores resultados.


Estabeleça uma relação de confiança com seu time: O Líder não pode e não deve querer dar conta de tudo, por isso a importância de saber delegar e acompanhar o trabalho da equipe. Para que isso seja algo positivo, é preciso ter confiança na equipe. Confiança nas pessoas e que elas sabem o que e como precisa ser feito e com isso irão buscar o resultado desejado. Não adianta delegar se você precisa ficar “cobrando” o trabalho o tempo inteiro.


Desenvolva seu time: estar em desenvolvimento constante é uma qualidade essencial para o Líder e da mesma forma, contribuir para o desenvolvimento das pessoas que formam seu time. Pessoas que crescem se engajam mais com a empresa, realizam seu trabalho de uma forma melhor e se sentem parte do todo. Esteja sempre atento às necessidades de seu time e promova a cultura do aprendizado e desenvolvimento contínuo.


Gerencie as atividades: tão importante quando delegar as atividades para as pessoas certas é mostrar à elas como desenvolver seu trabalho da melhor forma e acompanhar as entregas. De nada adianta delegar se você não fizer um bom acompanhamento ao longo da jornada. As pessoas gostam de se sentir seguras de que podem contar com seu Líder ao longo do caminho. Não espere a entrega final para descobrir que o trabalho não anda bem, o acompanhamento precisa ocorrer do início ao fim, sem contudo, ser algo negativo, demonstrando apenas uma pressão muitas vezes desnecessárias.


Melhore sempre sua comunicação: tenha em mente que a comunicação eficaz é sua grande aliada quando pensamos em delegar e gerir as entregas do seu time. Por isso, procure melhorar sempre esta habilidade para que assim você seja cada vez mais efetivo ao comunicar as atribuições de cada liderado. Quando a mensagem não é clara, é comum que as entregas não sejam feitas da forma esperada ou no prazo desejado. Seja muito claro sempre.


Diante de todos estes pontos que foram expostos aqui, fica evidente que conhecer o seu time, saber delegar e gerenciar tarefas, ter clareza sobre o resultado desejado e estar lado a lado com seus liderados é crucial para o desenvolvimento de um bom trabalho.


Um Líder que está lado a lado com seu time consegue extrair melhores resultados, desenvolver melhor as pessoas e fazer com que estejam cada vez mais engajadas.


Por: Simone Rizzotto


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