• Ativa Gestão

7 PODERES PARA MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL

As incertezas, os problemas e os desafios do nosso dia-a-dia como Líderes podem causar um desequilíbrio em nossas emoções e trazer muitas dificuldades, por isso tanto se fala em conquistar o equilíbrio emocional. E você sabia que ele pode ser aprendido?


Com os estímulos e conhecimentos corretos você pode desenvolver as habilidades emocionais necessárias para desenvolver alguns super poderes que irão ajudar você nesta conquista e ter mais tranquilidade em sua vida. Liderar em equilíbrio emocional, além de ser bom para você, fará com que suas decisões sejam muita mais assertivas para sua equipe.


Estes poderes não são coisas do outro mundo. São atitudes que todos nós podemos adotar e assim manter o caos da vida moderna em equilíbrio. Além disso, saber identificar estas características em seus liderados pode contribuir para que você consiga compreender cada vez melhor cada um deles e ajuda-los a também conseguir conquistar o seu equilíbrio emocional.


Trazemos aqui a lista das 7 habilidades mais importantes, segundo o portal Medium, que todos podem desenvolver para auxiliar no controle das emoções e consequentemente na conquista do equilíbrio emocional.


1. Não demonstre sua inteligência o tempo todo: as pessoas inteligentes tem uma tendência a querer testar seus conhecimentos com muita frequência, se colocando para isso em desafios cada vez mais complexos, tanto na vida pessoal quanto profissional. Isso gera um sentimento de cobrança constante tanto para você quanto para os outros. Além disso, fazer demonstrações constantes (da maneira errada) de sua capacidade e inteligência, podem fazer com que pessoas de sua equipe se sintam intimidadas, principalmente se alguma destas pessoas for seu Líder. Use sua inteligência emocional para saber quando e como você deve demonstrar sua inteligência e quando deve deixa-la guardada.


2. Resista em seguir a manada: o pensamento em massa, oriundo de grupos religiosos, políticos ou sociais, podem manipular nossas ideias. Saber discerni sobre as ideias alheias é algo extremamente favorável para trazer à tona diálogos construtivos e pontos de vistas divergentes, sem ser deselegante. Aprovei as ideias de acordo com sua lente individual e forma a partir disso as suas próprias ideias.


3. Não se importe tanto com o que os outros pensam de você: ter autoconhecimento é ter poder sobre si. A partir disso, é possível sofrer menos com as interferências do ambiente onde estamos inseridos e assim ter mais propriedade sobre seus ideais, visão sobre as coisas e principalmente sobre como você lida com a opinião das outras pessoas.


4. Pare de terceirizar a culpa por aquilo que não deu certo: é muito comum ficarmos achando culpados por aqui que não deu certo ou não saiu exatamente como queríamos. Em geral não temos o poder de mudar como as coisas acontecem mas temos sim o poder de reagir à elas. E é justamente a reação a uma situação adversa que determina quem você é. Quem assume a responsabilidade por seus atos e escolhas e não busca culpados pelas consequências deles, é alguém evoluído e equilibrado emocionalmente.


5. Fale menos e ouça mais: é comum vermos pessoas muito mais preocupadas consigo mesmas do que com o outro. Falta de empatia é um grande ponto fraco das pessoas. Queremos muito mais sermos ouvidos do que ouvir, somos seres egocêntricos por natureza. Por isso aprenda a ouvir mais atentamente e observar com atenção ao que o outro fala. Quando nos tornamos melhores ouvintes nos tornamos também mais observadores.


6. Defina a direção que quer seguir: na busca pela realização de nossos sonhos, desejos e metas muitas vezes nos submetemos a situações que fazem mal a nós e as pessoas que nos cercam. Tudo tem um preço e dependendo de como agimos este preço pode ser muito algo. Por isso é importante sim termos o foco no objetivo final, mas o caminho percorrido deve ser bom o suficiente para promover bem-estar.


7. Seja menos rigoroso com você e com os acontecimentos: estamos constantemente sendo “bombardeados” por informações nocivas a nossa saúde mental. Por isso escolher o que assistir, o que e a quem ouvir é fundamental para nosso equilíbrio emocional. Não levar as coisas tão à flor da pele também é algo importante, afinal coisas ruins ou negativas acontecem com frequência. A vida não é perfeita, mas há maneiras de deixar as coisas mais leves.


Perceba que tudo começa dentro de nós e a partir disso podemos ajudar o outro.


Quando você usa o autoconhecimento a seu favor, pode transferir este conhecimento para seu time e ajuda-los a usar este mesmo recurso em favor de si e da busca pelos objetivos coletivos.


Saber usar os estímulos corretos com sua equipe com certeza fará com que todos se desenvolvam juntos e esta é a melhor receita para o sucesso.


Gostou deste conteúdo? Nos siga nas mídias sociais para ter acesso a mais conhecimento sobre Liderança de Equipes.


Instagram: @lider_tranformador

Youtube: Liderança Transformadora






35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo