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A IMPORTÂNCIA DE ENGAJAR OS FUNCIONÁRIOS PARA O SUCESSO DE SUA EMPRESA

Empreender é um sonho de muitas pessoas. Mas para isso é preciso que a gestão da empresa em todas as suas áreas seja realizada de forma efetiva. E uma das áreas que costuma ser mais desafiadora é a área de gestão de pessoas.


Por mais que a empresa aplique tecnologia, tenha uma gestão eficiente e controle sobre suas operações, se as pessoas não estiverem trabalhando de forma alinhada com o que a empresa precisa, as chances de se manter no mercado ou de crescer, passam a ser reduzidas.


Por isso, um dos principais focos da área de gestão de pessoas tem sido o engajamento dos funcionários.


Talvez você ainda tenha dúvidas de que o engajamento dos funcionários é algo muito importante, por isso, quero citar aqui uma pesquisa que foi realizada em 2016 pela Harvard Business School – The Impact of Employee Engagement on Performance que mostrou informações muito interessantes e que com certeza sejam de toda valia para os dias atuais.


Nesta pesquisa foram entrevistados 550 executivos norte-americanos sobre o engajamento de seus colaboradores e o resultado mostrou que:

  • 71% dos entrevistados classificam o engajamento como muito importante para alcançar o sucesso global da organização;

  • Entre as empresas que priorizam o engajamento, 77% veem relação direta entre as iniciativas e a satisfação positiva dos clientes;

  • 72% classificam o reconhecimento oferecido aos colaboradores de alto desempenho como uma ação de impacto significativo no engajamento geral.

Sabemos que funcionários engajados com a empresa trabalham melhor, erram menos, proporcionam um atendimento melhor aos clientes, ou seja, trazem mais resultados para a empresa.


Apensar disso, muitas empresas tem dificuldade em conseguir engajar seus funcionários, afinal, de fato não é uma tarefa simples.


Isso exige dedicação, disseminação da cultura da empresa o tempo todo, cuidar do bem estar do colaborador e proporcionar à ele desenvolvimento pessoal e profissional.


Aqui então vão algumas dicas de como você pode fazer isso na sua empresa:


- Flexibilidade: a forma de trabalhar mudou muitos nos últimos anos e atualmente o cenário se mostrou ainda mais necessitado de flexibilização. Um exemplo é a questão da flexibilidade com horários e local de trabalho. Sempre que possível, permita que as pessoas possam conciliar o trabalho com suas atividades pessoais, facilite os horários para que elas possam ter mais interação com a família. Utilize home office para que percam menos tempo no deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa. Outro ponto interessante é tentar flexibilizar os benefícios que sua empresa concede para atender as necessidades individuais das pessoas.


- Escute os funcionários: tornar a gestão mais participativa pode ser uma ótima oportunidade de encontrar formas mais interessantes de realizar o trabalho, solucionar problemas e implementar melhorias. Afinal, são eles que executam o trabalho e muitas vezes podem contribuir significativamente com a empresa.


- Dê feedback: saber ouvir é muito importante, mas deixar o funcionário saber como anda sua performance também é muito eficaz. Muitas pessoas reclamam que sentem falta de receber feedback nas empresas e por isso acabam ficando desmotivadas. Na pesquisa citada anteriormente, 70% dos entrevistados consideram importante oferecer ao funcionário uma compreensão clara de como seu trabalho contribui para as estratégias da empresa.


- Reconheça as pessoas: reconhecimento e engajamento andam de mãos dadas. Reconhecer os esforços diários das pessoas e suas contribuições para o crescimento da empresa são fundamentais. E isso não precisa estar necessariamente relacionada a questões monetárias. Existem diversas outras formas de dar este reconhecimento às pessoas, basta usar a criatividade e pensar nas peculiaridades do seu negócio.


- Crie um ambiente agradável: nada melhor para formar a base do engajamento das pessoas do que oferecer à elas um bom ambiente de trabalho. E isso inclui as instalações físicas e também o relacionamento interpessoal. As pessoas passam muitas horas na empresa e por isso precisam estar felizes em estar ali.


Talvez você não consiga implementar todos estes itens de uma vez só, na verdade, trabalhar o engajamento e motivação dos funcionários é algo que deve ser feito sempre, é um processo em constante evolução.


E vale ressaltar também que cada ação deve ser implementada sempre levando em conta a realidade de sua empresa. Quanto mais aderente à cultura, maiores as chances de resultados positivos.

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