• Ativa Gestão

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO

Para um empreendedor obter sucesso, ele precisa administrar com sabedoria e possuir as informações sobre o seu negócio sempre atualizadas para que possa ter segurança nas decisões que precisam ser tomadas e consequentemente ser assertivo. Além do mais é preciso manter o controle minucioso sobre os processos financeiros de uma empresa são fundamentais para o seu desenvolvimento e crescimento.


É através do fluxo de caixa que o empresário vai conseguir acompanhar toda a movimentação de valores da empresa, ou seja, todo o dinheiro que entra e que sai é registrado nesta ferramenta. Assim é possível analisar se o negócio gera lucro e se é sustentável.


Por meio do Fluxo de Caixa, é possível criar um planejamento estratégico onde você pode avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o seu negócio.


Nosso objetivo é mostrar como o uso do Fluxo de Caixa é importante para todo e qualquer negócio, independente do seu porte ou segmento.


Afinal o que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que faz um controle detalhado sobre todas as entradas e saídas de recursos dentro de determinado período. É de extrema importância que seja atualizado e acompanhado dia a dia, pois essa rotina de trabalho minimiza erros e falhas e garante a empresa uma excelente saúde financeira.

Apesar de parecer simples na teoria, para a realização de um bom fluxo de caixa é preciso dedicação, constância, disciplina e muita organização. Pois esse fluxo ajuda a gestão a entender como é a movimentação financeira da empresa de uma maneira geral.


ENTENDA A SUA IMPORTÃNCIA:


Maior controle financeiro e auxilio na tomada de decisões.

O controle do fluxo de caixa é fundamental para que o empreendedor saiba como agir em momentos de dificuldade financeira e evita consequências mais drásticas para o negócio.

Quando se tem um controle efetivo das informações disponíveis no fluxo de caixa é possível analisar o período de maior faturamento da empresa, assim também como o período em que ocorre queda nas vendas.


O registro de todas as informações no fluxo de caixa gera um controle financeiro importantíssimo para a empresa e possibilita que assim as despesas e os pagamentos sejam quitados e que sejam cumpridas as obrigações do negócio. Ele é essencial também para avaliar se em um determinado período a empresa está operando com folga ou aperto financeiro.

O fluxo de caixa é o principal instrumento de gestão financeira de uma empresa. É ele por meio dele que obtemos as informações que garante a sobrevivência do negócio e a economia de recursos. Através do relatório das movimentações que se pode refletir, por exemplo, a necessidade de um ajuste dos preços ou da realização de promoções.

Ao fazer a analise dos dados de um levantamento de entradas e saídas, também é possível ter conhecimento sobre a suficiência dos recursos financeiros e assim identificar a necessidade de um investimento externo, de um empréstimo ou até mesmo de uma necessidade de redução de custos.

É por meio desta ferramenta que se tem uma visão realista da situação do negócio.

Planejamento financeiro e sucesso nos negócios

Segundo Marion (2008, página 115) “sem o fluxo de caixa fica quase impossível projetar e planejar-se financeira. Sem orçamento (planejamento financeiro) é impossível ter uma administração sadia.”


Diante das informações que estão disponíveis no fluxo de caixa é possível analisar o passado e projetar o futuro, ou seja, realizar um planejamento financeiro efetivo a respeito do negócio. Toda essa organização trás mais segurança para o negócio, além de ser um meio de prevenir impactos futuros.

Tendo sempre as informações atualizadas a empresa consegue se planejar e ter sempre uma estratégia para determinada situação muito bem pensada e elaborada garantindo assim o crescimento e desenvolvimento do negócio.


Sabemos como é importante estabelecer metas e acompanhar os seus resultados. Por isso o fluxo de caixa, junto com o planejamento financeiro são os responsáveis pelo sucesso do seu negócio.


Se você ainda não faz uso de um fluxo de caixa ou não tinha o hábito de mantê-lo atualizado diariamente esperamos ter conseguido transmitir por meio deste artigo a que esta é uma ferramenta de gestão financeira de externa importância para qualquer negócio. É por meio do fluxo de caixa que é possível identificar a necessidade da empresa em gerar receitas para honrar com seus compromissos e responsabilidades em determinado tempo e de visualizar o futuro por meio da leitura e análise das previsões e consequentemente tomar a decisão mais assertiva para o negócio.


Reforçamos aqui, nosso objetivo de ajudar empresas a prosperarem e se tornarem sólidas no mercado.


Nos siga também no Instagram para receber conteúdos diários: @ativagestao



Referência: MARION, José Carlos. Contabilidade Básica: 8ª Edição São Paulo: Atlas. 2008

6 visualizações
CONTATO

Matriz SC

Rua Koesa, n˚ 298 - Sala 1003

Kobrasol - São José - SC CEP 88.102-310

Veja no mapa

​​

Tel: +55 48 3203 4550

Whatsapp: +55 48 98825 9359

 

ativa@ativagestao.com.br

Filial SP

Rua Américo Brasiliense, 2171

Conjunto 1106 Edifício Master Tower

São Paulo - SP - CEP 04.715-005

Veja no mapa

​​

Tel: +55 11 2597-1589

ativa@ativagestao.com.br

Nome *

Email *

Telefone *

Mensagem *