A palavra compliance vem se tornando cada vez mais forte no mercado corporativo. Mas afinal, o que significa essa palavra e como ela pode impactar nos negócios?
Compliance é um conceito originário do verbo em inglês to comply (cumprir), e significa agir com base em um conjunto de regramentos legais e padrões éticos. Ou seja, é atuar e se manter em conformidade com atos, normas e leis, para que esses sejam, de fato, cumpridos.
Podemos afirmar que o conceito de compliance visa gerar mais valor ao negócio e assegurar também a sua sobrevivência. Existe uma preocupação em manter os negócios em conformidade, elevando assim o nível de transparência e gerando mais credibilidade perante o mercado. Uma empresa que possua os normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pelo negócio, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao controle interno da operação, estará sempre um passo a frente dos seus concorrentes.
Confira abaixo as principais atribuições do compliance dentro de uma empresa:
· Identificar, avaliar e orientar sobre os riscos enfrentados pela organização;
· Desenvolver e implementar formar de controlar e proteger a organização dos riscos identificados;
· Monitorar e reportar sobre a ocorrência dos controles na administração da exposição de tais riscos;
· Resolver as dificuldades e ocorrências geradas pela não conformidade caso ocorram;
· Orientar as áreas responsáveis a respeito das regras/normas e controles envolvidos no negócio.
Em outras palavras, podemos simplificar as atribuições das etapas de compliance como:
1. Identificação;
2. Prevenção;
3. Monitoramento e detecção;
4. Resolução de problemas
5. Controle
Em apenas uma frase podemos dizer que o compliance é: o meio de potencializar a efetividade, produtividade e confiança das empresas perante o mercado.
Além de manter as informações armazenadas em segurança e seu negócio sempre funcionando, as organizações precisam mostrar, como também comprovar ao mercado que estão adotando as boas práticas. Para isso as organizações precisam estar em conformidade, ou em compliance.
Isso tudo é porque estamos diante de uma crescente pressão externa pela adoção de padrões éticos, que gere valor a todos os seus stakeholders (os agentes envolvidos na órbita da empresa, como fornecedores, atacadistas, varejistas, funcionários, etc.) deve impulsionar as organizações para a criação de programas preventivos e de monitoramento constante.
Agora entenda qual o a importância do compliance dentro de uma empresa?
De forma geral, podemos dizer que a função do compliance é reduzir os riscos jurídicos, financeiros e institucionais em todas as operações e procedimentos, garantindo segurança nas transações e relações com funcionários, clientes e fornecedores.
Este programa tem como objetivo principal proteger a organização. Quando os funcionários são treinados em compliance, eles têm mais probabilidade de reconhecer e relatar atividades ilegais ou antiéticas. Isso pode ajudar a organização a evitar desperdícios, fraudes, abusos, discriminação e outras práticas que interrompem as operações e colocam sua empresa em risco.
Por isso é indispensável que as empresas assegurem a conformidade dos seus negócios com a legislação, com a regulamentação aplicável ao setor econômico em que atuam e com os melhores códigos de conduta.
Por fim, é sempre importante reforçar que para garantir o sucesso do programa de compliance em uma organização é fundamental que aja o comprometimento da direção, gerencia como todas as pessoas envolvidas no negócio.
Subestimar o compliance e sua importância por jogar dentro das regras é o que explica, talvez, porque a taxa de mortalidade das empresas com até 5 anos de vida tem dificuldade de ultrapassar os 50% no Brasil. Menos de 20% das empresas conseguem chegar aos seus 10 anos de vida, em geral, por falta de controles internos, falhas de gestão, respeito às normas e regulamentação. E aí, já escolheu de que lado sua empresa vai estar na próxima década?
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