top of page
  • Ativa Gestão

TURNOVER DE FUNCIONÁRIOS: SAIBA QUAIS SÃO SEUS IMPACTOS PARA A EMPRESA

A palavra TURNOVER é do idioma inglês e pode ser traduzida como: o ato de virar, renovação, virada, troca, mudança, reversão. Aqui no Brasil esta palavra é utilizada especialmente para a área de Recursos Humanos e se refere ao movimento de rotatividade dos colaboradores de uma empresa, ou seja, é sobre a admissão e demissão e a sua periodicidade em que ocorre dentro de um determinado período de tempo dentro da empresa.


Para a administração de uma empresa existe um cálculo que determina qual é a porcentagem de funcionários que entram e saem, normalmente este cálculo fica sobre a responsabilidade de uma pessoa da área dos recursos humanos e tem o intuito de analisar a eficiência da organização em manter a sua equipe.


Com base nesses resultados é possível tomar medidas para reverter o indicie de saída de funcionários, seja ela por meio de um novo método de trabalho, executando novas ideias ou também aperfeiçoando uma já existente. Porém é preciso ter bem claro que mudanças precisam ser efetivadas para que ocorra de fato uma alteração nos resultados de turnover.


Se na sua empresa existem casos constantes de alteração no quadro de funcionários é recomendável realizar uma pesquisa de clima, pois esta é uma forma de analisar o nível de satisfação da sua equipe além de possibilitar que seja identificado a origem do problema.

Existem diversos fatores que são levados em consideração quando o assunto é turnover:


Insatisfação com o trabalho;

Inadequação ao perfil da vaga;

Pouca experiência;

Problemas na gestão de pessoas;

Clima organizacional ruim;

Mercado de trabalho aquecido;


Também é bem importante que a sua equipe que está à frente do recrutamento e seleção, que é responsável pelo primeiro contato com os candidatos esteja sempre atenta, pois é ela que realiza o filtro e identifica quem será o próximo a integrar o time da sua empresa.


Quando se está com o nível do turnover elevado a empresa começa a ter perdas no sentido financeiro, pois tem o custo do desligamento de um funcionário e a capacitação de um substituto e também perde na produtividade, pois nem sempre é fácil e rápido encontrar um novo funcionário, além do tempo que será necessário para que esta nova pessoa passe a produzir com a mesma agilidade.


Formar uma equipe de trabalho não é tarefa fácil, ter pessoas engajadas com o propósito da empresa e constantemente motivadas é algo que exige muita atenção e dedicação da administração.


Se você ainda tem dúvidas de como controlar este índice, desenvolvemos uma planilha simples e funcional que irá te auxiliar a ter essa informação e trazer maior segurança e tranquilidade na sua gestão.


Acesse o link abaixo e faça o download. É grátis!

59 visualizações
bottom of page