• Ativa Gestão

3 DICAS SIMPLES DE COMO TIRAR A SUA EMPRESA SO VERMELHO

O ano de 2020 chegou quebrando todos os paradigmas e planos que haviam sido traçados por diversos empreendedores.


Nem bem havíamos nos recuperado da última crise econômica e já fomos invadidos por uma nova onde de acontecimentos. O ano de 2019 se encerrou com um crescimento na economia de 1,1% e se antes de tudo isso que estamos presenciando no ano de 2020, especialista já não apostavam em um retomada positivo para o país, agora temos que nos preparar para encarar um 2021 com muita maestria para os desafios que estão apenas começando no mundo empreendedor.


O acumulo de dívidas empresarias vem crescendo e se antes já era difícil manter um negócio lucrativo agora se tornou ainda mais desafiador. Precisamos usar do nosso conhecimento e inteligência para dominar a situação e contornar os obstáculos e permanecer firmes e ainda mais fortes diante de tudo.


No Brasil, o quadro de endividamento vem se tornando cada vez mais preocupante. Quanto mais empresas entram no vermelho mais difícil será a recuperação da nossa economia, além do excesso de dívidas levarem as empresas a decretarem falência.


Analisando esses fatos, queremos ajudar a sua empresa a se manter firme e nadar contra as estatísticas que as mídias reforçam diariamente em suas reportagens.


Por este motivo vamos elucidar 3 formas da sua empresa sair do vermelho.


1 - Avalie os contratos com os seus fornecedores.

Primeiro passo é analisar e avaliar os contratos que a sua empresa possui com terceiros. Revise cada um, verifique se não existem irregularidades. Reveja questões de carência, taxas abusivas e aponte os pontos positivos e negativos que esta parceria tem para o seu negócio antes de buscar por uma renegociação de valores ou até mesmo pelo encerramento dos serviços.


Toda tomada de decisão precisa ser realizada com segurança e clareza para que a sua empresa não sofra danos com qualquer atitude tomada na emoção do momento.


2 – Encare as dívidas e tente negociar

Correr do problema não é a solução!

Se a empresa não dispõe de caixa para honrar com os seus compromissos é importante avaliar uma linha de crédito com um banco e/ou terceiros.


Optar por um reparcelamento de algum empréstimo ou outra linha de crédito que você já tenha contratado também pode ser uma sugestão a ser avaliada. Selecione outros bancos, até aqueles com os quais você não se relaciona, este é o momento de rever todas as suas opções até encontrar aquela que seja mais vantajosa ao seu negócio.


Ter um bom diálogo e ser transparente com os seus fornecedores diante da situação da sua empresa é fundamental para que consiga passar por essa etapa. Para um credor, é melhor ir recebendo parcialmente ou até mesmo ter uma estimativa a respeito da nova data de recebimento do que não receber nada. Além disso, ao firmar acordos com seus fornecedores e parceiros é possível rever taxas de juros e multas, e também de garantir que o nome da empresa permaneça idônea.


3 – Tenha um fluxo de caixa organizado.

Não adianta querer tomar as decisões se a empresa não dispõe de uma organização financeira.


Se isso ainda não é uma realidade, você precisa fazer isso imediatamente!


Coloque em um sistema, planilha de excel ou até mesmo em um papel. Você precisa ter claro qual é o tamanho do seu endividamento, quais as datas e por quanto tempo vai demandar para sair desta situação. Em contrapartida você também precisa mensurar quais são as suas receitas bem como os prazos de compensação de cada uma delas no seu caixa.


Uma solução para ter mais segurança quanto aos seus recebíveis, em situações que o repasse não for das administradoras de cartões de crédito e a quitação depender do seu cliente em fazer uma transferência e/ou pagar um boleto bancário é de gerar uma linha de comunicação com o seu cliente, via e-mail, telefone ou até whatsapp.


Crie o habito de confirmar se ele recebeu a cobrança, se está tudo certo com os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa e se o pagamento está confirmado para o vencimento. Além de gerar uma conexão com um pós-venda você também tem a informação que precisa para trabalhar com mais exatidão sobre os números da empresa.


Tenha em mente que sem uma gestão financeira organizada e eficiente você vai permanecer no escuro e não terá a clareza da qual precisa para tomar a melhor decisão para o futuro do seu negócio.


Os ensinamentos que deixamos aqui não são apenas para serem aplicados em momentos de crise, eles devem ser levados como um aprendizado para a vida empresarial.


Ter uma gestão financeira saudável é crucial para obter resultados a curto, médio e longo prazo.


Se gostou deste conteúdo te convidamos a baixar [gratuitamente] no link abaixo um e-book onde compartilhamos 5 Procedimentos para ter um financeiro mais estratégico e eficiente.

https://bit.ly/31PKtuf


São métodos que testamos e aplicamos na prática em nossa rotina como empresa de Consultoria Financeira e BPO. Nosso intuito é elevar o nível do departamento financeiro das empresas, proporcionado aos nossos colegas empresários mais tempo para o seu negócio e as informações necessárias para uma tomada de decisão assertiva.


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre este tema? Nos acompanhe nas redes sociais: @ativagestao


Se você gostou deste artigo, compartilhe com as pessoas que podem se beneficiar dele.


4 visualizações
CONTATO

Matriz SC

Rua Koesa, n˚ 298 - Sala 1003

Kobrasol - São José - SC CEP 88.102-310

Veja no mapa

​​

Tel: +55 48 3203 4550

Whatsapp: +55 48 98825 9359

 

ativa@ativagestao.com.br

Filial SP

Rua Américo Brasiliense, 2171

Conjunto 1106 Edifício Master Tower

São Paulo - SP - CEP 04.715-005

Veja no mapa

​​

Tel: +55 11 2597-1589

ativa@ativagestao.com.br

Nome *

Email *

Telefone *

Mensagem *