A cada novo ano costumamos pensar em novas ideias, novos projetos e aquela meta de melhorar algum procedimento, serviço, produto ou até mesmo uma atividade. Com o intuito de auxiliar você nas rotinas do seu Departamento Pessoal desenvolvemos um checklist de documentos para aumentar o seu controle sobre as informações do seu funcionário e também proporcionar uma maior segurança ao seu negócio.
Ao final deste artigo estamos disponibilizando um link para que você possa fazer o download gratuitamente do material.
Primeiro gostaríamos de esclarecer suas dúvidas falando um pouco mais da importância em ter os processos organizamos e de como ter um checklist pode fazer a diferença para a gestão do seu negócio.
Você tem conhecimento do porquê um checklist pode fazer tanta diferença?
O intuito de se aplicar este procedimento na sua empresa é de atestar que todas as etapas ou itens foram cumpridos de acordo com o programado. O checklist é também conhecido como folha de verificação e você pode aplicá-la em diversos setores da sua empresa. Esta lista serve como um suporte importantíssimo diante da falibilidade da nossa memória em decorrência de tarefas operacionais. Ter este processo estruturado só gera benefícios e aumenta a qualidade do trabalho interno, pois sua equipe passa a ter um guia para executar as tarefas de maneira correta evitando erros e retrabalhos, alcançando assim uma maior produtividade e passa a otimizar os processos da sua organização e consequentemente tudo isso reflete no seu negócio de forma positiva.
Abaixo, listamos os principais benefícios de usar o Checklist:
· Foco: quando se adota o uso de um checklist as atividades ficam mais claras, as pessoas não se atrapalham nos processos e os retrabalhos são evitados. Desta forma os profissionais ganham tempo para se concentrar no que é realmente importante;
· Segurança: é elaborado um guia, como uma rede, que proporciona segurança para quem tem que executar a tarefa;
· Exatidão: primeiro é necessário quebrar o paradigma de que já sabemos de tudo! É preciso melhorar constantemente para obter exatidão no que fazemos;
· Humanidade: é incrível como é benéfico para a empresa e para o profissional quando aceitam a implantação do checklist, pois deixa o ambiente mais homogêneo.
· Eficiência: As pessoas tendem a se tornar mais ágeis e eficientes quando se acostumam com o checklist.
Crie o hábito de usar o Checklist!
A gestão das tarefas é um instrumento importante, porém antes de começar a fazer este controle por meio de um checklist é preciso orientar e sensibilizar os colaboradores. Eles precisam estar cientes da que este procedimento é um diferencial para a execução do seu trabalho. É preciso criar uma cultura para que todos atualizem os controles existentes, para que os dados permaneçam sempre autênticos e confiáveis.
Parece ser bem interessante e vantajoso ter um checklist não é mesmo? Então se quiser implantar para outros setores de sua empresa vamos te guiar.
1° Defina o que precisa ser verificado –É importante definir o que precisa ser enxergado e os porquês antes de desenvolver seu chacklist. Tenha claro qual é o seu objetivo, ele será seu ponto de partida para traçar as suas tarefas, mas lembre-se que elas precisam ser realizáveis e alcançáveis dentro de um prazo fixo.
2° Avalie a relevância de cada atividade – Nesta etapa é essencial que seja definido quem será o responsável por utilizar o checklist e em quais momentos deverá utilizar. Analise com cuidado as tarefas que decidiu e se elas são realmente importantes para não aumentar a produtividade do seu dia a dia, pois a intenção aqui é ganhar tempo. Mantenha seu foco e estabeleça uma sequência de atividades.
3° Teste a lista para evitar erros e falhas – Você está elaborando um instrumento que vai auxiliar na preparação de muitas atividades, podendo ser um sucesso ou um fracasso. Peça para alguns colaboradores que de fato irão utilizar a lista para certificar-se que o instrumento é válido e vantajoso para a empresa e se não será preciso alterar alguma coisa. Normalmente é neste período de teste onde surgem dúvidas e sugestões de melhorias.
Não existem desculpas para começar!
Para toda mudança o que precisa para acontecer é querer! Há muitas maneiras de fazer uma lista de atividades e não importa se será adquirindo um sistema, se será elaborado por meio de uma planilha, se será montado em um quadro que está disponível no trabalho ou até mesmo em fichas de papel, o importante é que você possa controlar suas atividades e gerenciar as suas tarefas.
Agora, aproveite este modelo de checklist de Departamento Pessoal e coloque em prática todas as vantagens de se ter um implantado em sua empresa.
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