top of page
  • Ativa Gestão

OS 5 MAIORES ERROS QUE TODO EMPREENDEDOR INICIANTE COMETE

Tirar uma ideia do papel e abrir uma empresa não é uma tarefa tão fácil. Empreender exige muita determinação, dedicação e conhecimento.


Para iniciar o seu próprio negócio, nada melhor do que seguir os seus sonhos e trabalhar em uma área que lhe dê prazer, afinal, você está apostando o seu tempo e depositando as suas economias neste projeto. A paixão é sem dúvida, uma motivação mais forte do que o dinheiro para você enfrentar e vencer os obstáculos que vão surgir.


A mensagem que queremos transmitir é: não desista dos seus sonhos, mas esteja preparado, faça as coisas calmamente com organização e planejamento. Quanto menos erros você cometer como um empreendedor iniciante, melhor e mais rápido você irá atingir os seus objetivos.


Conforme pesquisas realizadas pelo IBGE, a cada 10 empresas abertas, 6 chegam a fechar antes de completar 5 anos. É um número muito significativo e nós não queremos que você faça parte dessa equação.


Confira abaixo os erros que normalmente os empreendedores cometem e faça diferente!


Não separar a conta pessoal da profissional: Iniciar desta forma é começar o negócio com desorganização. Você precisa entender que a empresa mesmo sendo sua precisa de uma gestão financeira individualizada das suas finanças pessoais.


Misturar as duas contas faz com que você não consiga visualizar corretamente os números da sua operação ou que você consuma mais dinheiro da empresa e no final fique sem saldo para honrar com os seus fornecedores e prestadores de serviço.


Entenda que sem uma separação clara entre as suas despesas pessoais e as contas da empresa é fácil perder o controle e cometer erros que ameaçam a sobrevivência do seu negócio.


A organização e gestão financeira tem que ser uma prioridade!


Iniciar o negócio sem reservas financeiras: É comum o empreendedor estar afoito para iniciar os negócios e não esperar ter o dinheiro necessário para a sua abertura.


Iniciar um negócio na expectativa de trabalhar um dia para pagar as obrigações do dia seguinte ou achar que ter um negócio próprio é uma solução rápida para ganhar muito dinheiro é uma ilusão.


Quando se fala em empreender você deve e precisa pensar a longo prazo. É normal que o empreendimento demore meses e/ou até anos para gerar lucros.


Por isso é importante contar com uma reserva financeira para que você não tenha que pedir um empréstimo ao banco, para não criar uma imagem negativa junto aos seus fornecedores, deixar de vender ou perder um serviço por falta de material e até de não ter recursos para fazer alguma manutenção de urgência nas instalações do seu negócio.


Desconhecer ou ignorar as burocracias: Muitos empreendedores pela pressa de abrir o negócio deixam para segundo plano buscar as informações legais e necessárias que uma empresa precisa.


Listamos abaixo alguns erros comuns e fatais para qualquer negócio:


· Realiza a abertura de um CNPJ, mas não um sistema para emissão de um documento fiscal;

· Escolhe um local para abertura da empresa, mas não faz uma consulta de viabilidade para saber se o ramo do negócio é permitido naquele local pela Prefeitura local;

· Não se preocupa em buscar um alvará de funcionamento, do corpo de bombeiros, vigilância sanitária e outros que forem necessários para o ramo de atividade do negócio;

· Possuir todos os impostos e taxas referentes ao negócio declarados e pagos em dia;

Infelizmente é alto o número de empreendedores que iniciam o seu negócio na informalidade, buscando assim fugir dos impostos e outras taxas envolvidas na abertura de uma empresa bem como na manutenção da mesma. Mas saiba que ao optar por este caminho você automaticamente cria um empecilho para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.


Capacitação: O fato de você se tornar um empreendedor e ser o seu próprio chefe não significa que não deva mais buscar qualificações. Neste atual cenário você precisa reservar um tempo para melhoras continuas. Aprender com os erros dos outros colegas e ver as soluções que tiveram que tomar para sair de determinadas situações.


Invista na sua própria qualificação e na equipe que trabalha junto com você. Essa também é uma forma de aprender. Seja uma pessoa ativa em cursos, treinamentos e livros que venham a agregar para o seu lado profissional e também para o seu negócio.


“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einsten


Esteja um passo a frente dos seus concorrentes.


Falta de planejamento: Você precisa conhecer o seu negócio, seus clientes e também os seus concorrentes. Mesmo que ainda não exista uma empresa com produto, serviço ou modelo de negócio similar é fundamental que você saiba quem são os seus potenciais clientes e como atraí-los para sua empresa.


Saiba que será muito mais fácil se você abrir um negócio no qual já tenha familiaridade, mas o fato de querer tentar algo diferente também não o impede de conquistar sucesso, apenas levará mais tempo de dedicação da sua parte. O que você não pode fazer de jeito nenhum é iniciar um empreendimento sem ter estudado e se planejado para ele.


“Para ser empreendedor, você precisa dominar seu campo de atuação. Saiba o que você irá fazer, como irá fazer, qual seu posicionamento e o que os concorrentes fazem, por exemplo”, aconselha Mandic, do Wi-Fi Magic.


Lembre-se: o sucesso de uma ideia depende de como se dará a sua execução.

272 visualizações
bottom of page