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  • Ativa Gestão

O DESAFIO DE TER UMA GESTÃO TRIBUTÁRIA EFICIENTE

A adequação das empresas para atender as demandas do SPED e do Siscoserv exige cada dia mais a presença de profissionais especializados em compliance tributário – um trabalho que vai além das rotinas fiscais e tributárias a que as instituições em geral estão acostumadas


Para adequar a apresentação dos dados fiscais, tributários e trabalhistas às mais recentes exigências governamentais, empresas de variados portes e setores buscam auxilio de consultorias especializadas em compliance tributário. O tema, que está em constante alteração, exige conhecimentos sólidos sobre legislação para atender de forma segura as exigências do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no patrimônio). Ao implantar esses sistemas, o Governo Federal aumenta o rigor no controle das informações repassadas ao Fisco. Com os dados enviados de forma digital, o monitoramento é total e possibilita diversos cruzamentos, o que aumenta o risco de autuações para empresas que não atualizam os dados da maneira correta.


A consultora Simone Rizzotto, explica que as rotinas gerais de contabilidade das instituições, muitas vezes, não incluem serviços avançados de compliance tributário. “Os empresários precisam evitar erros e desencontros de dados em todo o processo de documentação até o registro final nos sistemas, para isso, é importante investir em tecnologia e em mão de obra especializada”, afirma. “Sabemos que as novas regras são complexas e acabam dificultando muito a vida dos empresários, por isso é preciso atuar na busca de inconsistências que possam gerar infrações e as corrigir de forma que a empresa possa prestar contas de forma transparente e organizada, garantindo a legalidade dos processos”.


O trabalho de prevenção é o mais indicado nessa fase de adequação aos sistemas, pois permite que o ajuste das rotinas internas da empresa para a nova realidade do mercado. Por isso é importante que a empresa tenha uma rotina de autoria destas informações, antes de entregar as informações ao Fisco. Podendo desta forma ter a certeza de que as informações estão consistentes.



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